segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Território

Através da atividade de visita ao território abrangido pela UBS foi possível observar o enorme contraste nas regiões do território devido as diferenças sócio-econômicas. Durante a atividade passamos pelas áreas Amarela, Azul, Vermelha, Verde e pelo Parque dos Príncipes, que se diferenciava das áreas citadas por possuir condições sócio-econômicas muito superiores.
Nas áreas Amarela, Azul, Vermelha e Verde foi possível observar condições sócio-econômicas muito parecidas, de extrema pobreza, ao contrário da região do Parque dos Príncipes onde havia muitas casas de Luxo e onde está uma das melhores escolas de São Paulo. A nossa visita começou pela Área Azul, e logo observamos três viaturas da polícia estacionadas na rua em que passamos, o que sugere o perigo que a região está exposta. Depois passamos na ´´Praça``, onde observamos uma região de difícil acesso, o que torna a intervenção na Saúde difícil nessa área. Entretanto mesmo nas áreas Amarela, Azul, Vermelha e Verde havia contraste dentro dessas regiões, onde algumas regiões dentro dessas áreas eram mais acessíveis que outras.
Pela atividade da visita foi possível observar as idéias defendidas nos textos de apoio, como a importância de se considerar o fator econômico dentro do território juntamente com a consideração da dinâmica social e política dentro do território para a implementação do PSF, também foi possível observar a importância de se considerar o ambiente no qual o PSF é implantado, pois este influi no processo saúde-doença da população. Os textos de apoio também foram importantes por mostrar que o SUS apoia-se na noção de Território quando realiza o processo de descentralização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário