Tanto isso é verdade, que, fazendo a atividade proposta semana
passada, de acompanhamento do trabalho realizado na recepção da UBS, pude perceber
que basta chegar no posto, que na mesma hora você é atendido, independente de
raça, sexo, idade, condição social ou qualquer outra característica sua. Pode
ser encaminhado à demanda, ou informado de suas dúvidas e necessidades, por
exemplo: é possível fazer seu cartão SUS na hora, e tendo o mesmo você pode ser
devidamente atendido onde estiver.
Esse fato me marcou bastante, pois, além de acompanhar o
cartão de um paciente sendo resgatado pelo sistema no computador, que já indica
grande organização do sistema em geral, eu mesma pude fazer o meu, que não possuía
ainda, e ele foi feito rapidamente, apenas com a apresentação do meu RG. Achei
admirável a facilidade e efetividade do sistema em oferecer acesso à qualquer
um que necessite no momento.
Ainda sobre a organização do sistema, fui informada, no dia
em que acompanhei o atendimento na recepção, que um dos modos para se marcar
atendimento é seguindo as áreas demarcadas pela Estratégia Saúde da Família, ou
seja, para cada dia da semana uma área era atendida.
Sem muito conhecimento prévio da ESF, ou mesmo talvez por
uma imagem que criei na minha cabeça, tinha a impressão que as equipes atuavam
mais externamente ao posto, em contato direto e constante com a comunidade em
suas casas. Não tinha pensado que o programa saúde da família, estava muito
mais atuante dentro do posto, apesar de atuar fora dele também. Após procurar
um pouco mais sobre o assunto, e sendo informada sobre dessa dinâmica no posto,
fez mais sentido para mim como o trabalho realmente funciona, o quanto o
trabalho é feito dentro do ambiente do posto em atendimentos agendados e o
quanto ele acontece fora do posto seja em visitas domiciliares, ou trabalhos de
educação e conscientização em saúde para a população.
Nessa dinâmica de atendimento por área tudo fica mais
organizado, tanto para os médicos atenderem, sabendo de qual população e de qual
equipe se trata em cada dia, quanto para organização dos ACS’s quando marcam
atendimento e encaminham alguém ao posto e para a própria população que
acostuma-se e participa da dinâmica da UBS.
Sem dúvida a atividade, e uma rápida busca sobre o assunto, me fizeram ter uma melhor visão de como é a dinâmica no posto e como funciona a ESF de modo geral.
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