quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Organização do SUS e a relação com as atividades no posto

O texto proposto para leitura descreve muito bem todo o funcionamento do SUS de uma maneira fácil de ser entendida e leve de ser lida. Ele ilustra bem sua história, sua evolução, suas propostas e a inovação que trouxe como um sistema de saúde que propõe atendimento igualitário, integral, resolutivo para a população de todo o território nacional.

Tanto isso é verdade, que, fazendo a atividade proposta semana passada, de acompanhamento do trabalho realizado na recepção da UBS, pude perceber que basta chegar no posto, que na mesma hora você é atendido, independente de raça, sexo, idade, condição social ou qualquer outra característica sua. Pode ser encaminhado à demanda, ou informado de suas dúvidas e necessidades, por exemplo: é possível fazer seu cartão SUS na hora, e tendo o mesmo você pode ser devidamente atendido onde estiver.
Esse fato me marcou bastante, pois, além de acompanhar o cartão de um paciente sendo resgatado pelo sistema no computador, que já indica grande organização do sistema em geral, eu mesma pude fazer o meu, que não possuía ainda, e ele foi feito rapidamente, apenas com a apresentação do meu RG. Achei admirável a facilidade e efetividade do sistema em oferecer acesso à qualquer um que necessite no momento.

Ainda sobre a organização do sistema, fui informada, no dia em que acompanhei o atendimento na recepção, que um dos modos para se marcar atendimento é seguindo as áreas demarcadas pela Estratégia Saúde da Família, ou seja, para cada dia da semana uma área era atendida.
Sem muito conhecimento prévio da ESF, ou mesmo talvez por uma imagem que criei na minha cabeça, tinha a impressão que as equipes atuavam mais externamente ao posto, em contato direto e constante com a comunidade em suas casas. Não tinha pensado que o programa saúde da família, estava muito mais atuante dentro do posto, apesar de atuar fora dele também. Após procurar um pouco mais sobre o assunto, e sendo informada sobre dessa dinâmica no posto, fez mais sentido para mim como o trabalho realmente funciona, o quanto o trabalho é feito dentro do ambiente do posto em atendimentos agendados e o quanto ele acontece fora do posto seja em visitas domiciliares, ou trabalhos de educação e conscientização em saúde para a população.
Nessa dinâmica de atendimento por área tudo fica mais organizado, tanto para os médicos atenderem, sabendo de qual população e de qual equipe se trata em cada dia, quanto para organização dos ACS’s quando marcam atendimento e encaminham alguém ao posto e para a própria população que acostuma-se e participa da dinâmica da UBS. 

Sem dúvida a atividade, e uma rápida busca sobre o assunto, me fizeram ter uma melhor visão de como é a dinâmica no posto e como funciona a ESF de modo geral. 

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