terça-feira, 9 de outubro de 2012
Esse tal de SUS
Há duas semanas, relatei a minha experiência como "paciente" da UBS Jardim D'Abril, ocasião em que me passei por paciente e procurei entender o que a Atenção Primária poderia me oferecer. Assim que fui ao balcão de atendimento, pude presenciar um dos princípios do SUS: Universalidade, na qual todas as pessoas tem o direito de usar os serviços de saúde, pois não foi questionado a mim se eu trabalhava (como na época do INAMPS) ou qual era a minha renda (como em certos países em que o acesso a serviços públicos é restrito a pessoas com baixa renda). Logo em seguida, a atendente questionou sobre a minha queixa e como eu havia chegado a UBS, o que evidenciou mais dois princípios: a Integralidade e Descentralização, uma vez que havia sido encaminhado a UBS Jardim D'Abril (por ser da minha região) por um AMA, ao avaliarem que o meu caso era inicialmente de baixa complexidade, e que seria na Atenção Prímaria que eu encontraria um quarto princípio: a Resolutividade. Nessa ocasião também estava evidente a Hierarquização do SUS, pois o AMA (nível secundário) me encaminhou através de uma contra-referência para a UBS (nível primário). Acredito que isso seria melhor aproveitado se todos os usuários compreendessem a importância dos níveis de atenção, uma vez que o paciente que eu estava representando nunca havia ido a UBS de sua região, ele buscou ajuda diretamente no AMA, onde foi devidamente orientado. Após a leitura do texto "Esse tal de SUS" e sua relação com a minha experiência, pude perceber que os princípios estão bastante interligados, e que no meu atendimento, todos estavam sendo aplicados.
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Achei muito interessante o que você fez de articular os princípios do SUS com a experiencia que você vivenciou! É muito mais efetivo visualizar esses conceitos na prática, do que só na teoria! :)
ResponderExcluirMuito boa sua postagem correlacionando a teoria com a prática, Carol! :)
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