É a primeira vez que estou postando no blog, pois só agora consegui entender como funciona, portanto também é uma espécie de teste.
Quarta-feira passada (26/09) participei de uma atividade no posto de saúde, na qual acompanhávamos o serviço, acontecendo em tempo real, observando como funcionava a UBS. O meu trabalho era observar a recepção.
Logo ao chegar a recepcionista me explicou rapidamente os procedimentos mais comuns, tais como, receber o paciente, identificá-lo como de demanda ou pré-agendado, pegar seu cartão do posto para ver o número e a área da qual pertence e então pegar sua ficha e encaminhar para a triagem. Me explicou também que para os pacientes agendados, a ficha já está separada desde o dia anterior. Esses agendamentos são feitos de acordo com as áreas da região, sendo cada área agendada para determinado dia da semana.
Após essa explicação rápida, fiquei somente observando o que ocorria no local. Chegaram pacientes de demanda e com consulta agendadas. Também tiveram pacientes com algumas dúvidas que precisavam do cartão SUS e do cartão do posto. Quando o cartão SUS foi solicitado, ele foi feito na hora pela recepcionista, e no caso do cartão do posto, ela orientou o paciente dizendo-o que para faze-lo era necessário o endereço da residência, e então posteriormente o ACS da área passaria em sua casa para resolver o problema.
Na minha opinião em todos os momentos os pacientes foram bem informados quanto a suas dúvidas e tiveram seus problemas solucionados, me dando a impressão que o trabalho no local é muito bem feito.
Achei muito válida a experiência de acompanhar o atendimento da recepção, pois é de lá que se inicia todo o serviço, e desse modo pude ter uma idéia muito melhor de como funciona a organização dos serviços em um posto de saúde. Além disso, a discussão com os outros membros do grupo que acompanharam outros serviços do posto também foi muito rica, e ilustrou bem o modo como as coisas acontecem no dia a dia, das pessoas da comunidade.
Podendo entender melhor pelo que a população costuma passar, pelo menos quando chegam ao posto e quais suas demandas, é bem mais fácil saber todo o contexto da população e assim gerar trabalhos mais produtivos em qualquer âmbito da saúde. Acredito que para isso seria interessante daqui pra frente conhecer mais o território em si, para completar a idéia de contextualização dos usuários.
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