Por meio do texto "Esse tal de SUS", foi possível conhecer em que contexto histórico o SUS foi criado e foi interessante perceber que até mesmo a Saúde Pública está completamente ligada a economia do país.
Mais adiante na leitura do artigo, compreendi melhor que o SUS, como o próprio nome já diz, foi criado para ser único e então organizar melhor a saúde pública do nosso país.
Os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade, Resolutividade e Descentralização foram muito bem descritos, demonstrando que se as coisas na prática seguissem a teoria, este seria talvez um dos melhores sistemas de saúde vistos na história da humanidade.
A hierarquização do sistema, porém sem que haja perda da resolutividade do mesmo, com as referências e contra referências, faz com que não ocorra as superlotações de hospitais.
Acredito, porém, que a grande questão do SUS hoje é a cultura da população brasileira de valorizar os hospitais e menosprezar as Unidades Básicas de Saúde. O que para mim cria obstáculos para o melhor funcionamento do sistema é a falta de educação sobre o mesmo para quem mais deveria usufruir de sua inteligente teoria, os usuários do SUS. É preciso, na minha opinião, divulgar mais a importância de cada nível de atenção a saúde, para que a população passe a se sentir segura diante de todos os serviços oferecidos pelo SUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário