domingo, 7 de agosto de 2011

Sombra (Profissionais)

Na sexta passada, 05 de Agosto de 2011, eu acompanhei a triagem da demanda espontânea feita por auxiliares de enfermagem, a coleta de papanicolau (também feita por uma auxiliar de enfermagem) e uma consulta médica da Dra. Caroline da equipe amarela.
A triagem tem por objetivo básico verificar os sinais e sintomas. Para isso, o profissional tenta retirar do paciente o máximo de informações possível: perguntando o que sente, há quanto tempo, a descrição do sintomas, etc. Além disso, quando necessário, o profissional pesa, afere a pressão, mede a temperatura e a altura do paciente. Tudo isso é feito com o prontuário do paciente ao lado do profissional, para que ele possa e anote tudo o que for necessário. Eu achei que os auxiliares fizeram triagens rápidas e sem dar muita atenção aos pacientes. Apesar disso, os profissionais demonstraram muita eficiência.
A coleta de papanicolau é rápida, o que mais demora é a anotação que a auxiliar tem que fazer em três papéis diferentes, além da lâmina. Gostei muito da atenção da profissional ao notar que o prontuário da paciente estava errado. E achei que a sala poderia estar com os materiais completos, pois estava sendo usado aventais descartáveis para cobrir a "maca".
O que me surpreendeu nesse dia foi a complexidade da consulta médica. Foi uma consulta bastante completa realizada sem pressa pela médica. Pelo contrário, a Dra. foi além da "simples" queixa que a paciente trouxe, ela conseguiu fazer um panorama da vida da paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário