Olá a todos,
Hoje, dia 26 de Agosto, acompanhei 3 consultas médicas: uma da área verde, com a médica Madalena, uma da área amarela com a Carol e outra da demanda espontânea também com a Carol. De maneira geral, pude observar nas consultas médicas os princípios da longitudinalidade e da resolutividade.
Na consulta da Dra. Madalena, percebi que além do histórico, a médica também conhecia a história da paciente. Era uma fumante, com bronquite, sentia falta de ar com o mínimo de esforço físico, ao manusear produtos de limpeza e também reclamou da mudança de tempo. A Dra. notou uma melhora significativa no quadro clínico da paciente (resolutividade) auscultando seu peito, passou orientações novamente e disse que se houvesse necessidade, poderia fazer o encaminhamento para um pneumologista (Referência).
Na demanda espontânea, um idoso cadeirante, acompanhado pela esposa, apresentava infecção bacteriana na pele próximo ao pé direito; a Dra. Carol já o havia atendido há dois dias, aplicou uma injeção de penicilina e ele foi para casa. Hoje, ele voltou pois teve diarréia, sua esposa preocupada achou que foi alguma reação alérgica, mas a Dra. explicou que foi apenas uma reação ao antibiótico (mudança da flora intestinal). Notou uma melhora no estado clínico dele (resolutividade), apesar disso, era necessário que o paciente estendesse as pernas ao nível do peito para que auxiliasse na circulação e melhorar a eficácia do antibiótico. Esse casal não falava português muito bem, a esposa, porta-voz do marido, misturava frases em japonês e português e, a Dra. conseguia entender e ainda falou um pouquinho em japonês com eles. Arrasou!
Logo seguimos para uma consulta do PSF. A paciente teve anemia, e com a intervenção da Dra. Carol, nessa consulta ela já estava com o quadro clínico normalizado (resolutividade). A paciente reclamou do ganho de peso, colocando a culpa no feijão a mais que ela havia consumido. Ao final da consulta, perguntei à Carol se a paciente não poderia ser encaminhada à nutricionista do NASF, e sim, ela poderia se tivesse manifestado interesse ou se não tivesse apresentado melhora em seu estado clínico (para receber orientações sobre sua dieta).
As consultas são muito boas e eficazes. Parabéns às Doutoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário