terça-feira, 2 de agosto de 2011

Grupo de hipertensos e diabéticos

Achei muito interessante participar deste grupo com a médica Madalena e com a nutricionista do NASF. Fiquei surpresa com a quantidade de pessoas que participaram e considero muito positiva a idéia de medir a pressão e pegar a receita durante estes grupos, pois é um meio de fazer com que as pessoas participem da discussão.
O clima descontraído e a abertura para o diálogo propostos pela nutricionista foram essenciais para que houvesse a participação dos pacientes e para que eles tirassem suas dúvidas. Outra característica que penso ajudar na criação de um ambiente propício para este tipo de discussão é a idade próxima das pessoas, pois assim elas compartilham dos problemas comuns daquela fase da vida, além de terem uma rotina semelhante na maioria dos casos. Esta troca de experiência é muito importante, pois gera identificações, muito úteis para que um paciente siga o caminho bem sucedido do outro em direção à uma melhor qualidade de vida e à adesão ao tratamento.
Pelo que pude observar, muitos dos participantes não estão realmente dispostos a mudarem seus estilos de vida e brincam com os mesmos para amenizarem esta postura passiva com relação à necessidade de mudança que o tratamento demanda. Porém, alguns pacientes demonstram estar envolvidos em um processo de mudança de hábitos alimentares e mencionaram as dificuldades que sentem com relação à isso.
Qualquer processo de mudança é difícil e exige adaptações na rotina. Além disso, comer determinados alimentos tem uma representação emocional muito forte e também deixar de cozinhar como os pais e avós ensinaram, muitas vezes é uma mudança que eles não entendem o porquê precisam fazer, uma vez que são hábitos de uma vida inteira.
Acredito que seria interessante fazer algumas receitas com eles e também integrar o grupo de caminhada à este, uma vez que o exercício físico diminui a ansiedade, auxilia na perda de peso e traz benefícios para a saúde como um todo. Também poderíamos pensar em meios de motivar estas mudanças de hábitos, além de incentivar que mais pessoas falem sobre suas experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário