domingo, 7 de agosto de 2011

"Atividade Sombra" agora acompanhando Farmacia e Sala de Vacinas

Gostaria de fazer o relato de hoje convidando os colegas e preceptores que não estiveram presentes em nossas conversas após as atividades a pensar algumas coisas:

Na Farmácia


  • A iniciativa de ajudar os usuários a se organizarem com os remédios com pequenos saquinhos com desenhos que ajudem a lidar com dificuldades de tomarem na hora certa foi idealizada e está sendo paga por um civil. Está é uma ação extremamente necessária e está na responsabilidade de um dos profissionais.

  • Por que as cartelas de medicamentos são dispensadas, na farmácia, sem a Bula? Sendo que nas caixas, junto às cartelas, são recebidas também bulas em numero equivalente ao numero de cartelas.

  • Psicotrópicos, remédios de receita azul (não sei qual seria o termo certo para o caso), mas é uma realidade que após a retirada de algum remédio do tipo a receita fica retida na UBS. E é uma realidade das farmácias brasileiras que possa haver falta de alguns medicamentos. Na falta de um dos itens contidos na receita, a pessoa perderá a receita após receber os medicamentos que a farmácia possuir. Resultado: a pessoa não poderá pegar a droga que faltou, pois não terá a receita. Neste caso é necessário a pessoa retornar ao médico, antes de pegar os medicamentos, para refazer a receita de forma a separar os medicamentos em receitas diferentes. Complicado?

Na Sala de Vacinas



  • É bom lembrar que crianças ou adultos ainda são pessoas e humanizar a aplicação faz-se extremamente necessário afinal é bem invasivo o procedimento para ser tão mecanizado.

  • Que respaldo terá um profissional que abre e prepara os materiais para fazer a imunização, fora da visão do cliente?

Espero que todos tenham a oportunidade de conhecer os setores da UBS e tirar suas próprias conclusões.

Um comentário:

  1. Muito bom Matheus, gostei. São fatos a se pensar e discutir na reunião mensal. Realmente complicado.

    ResponderExcluir