Olá,
Essa quarta, dia 28/11, acompanhamos uma visita da equipe em uma residência da comunidade. Dessa vez a visita era com os profissionais, especialmente agendada para a farmácia. Participaram da visita a farmacêutica, a enfermeira, a auxiliar de enfermagem e a ACS.
Fomos à uma casa onde morava um casal de idosos. A demanda da visita foi o fato do senhor ter dificuldade em organizar seus muitos remédios que deveria tomar durante o dia, e por isso talvez eles não tivessem tendo o efeito desejado e então poderiam estar pondo em risco todo o tratamento.
Ao chegarmos e solicitarmos os remédios que eram administrados o senhor veio com o saco plástico onde se encontravam todos os remédios a serem tomados juntos. Era realmente muito difícil saber qual deveria ser tomado e em qual horário além da dificuldade em achar o remédio dentro daquele saco. Achei a forma de solucionar o problema bem simples e criativa: a farmacêutica consultou a receita e foi preparando de acordo com o pedido médico saquinhos separados para cada remédio, nos quais colocava o período do dia em que cada um deveria ser tomado.
Para facilitar o entendimento do paciente foram coladas no saquinho figuras que representavam as horas do dia, ou seja, o remédio dentro do saquinho com o SOL era para ser tomado pela manhã, o que tinha um PRATO deveria ser tomado no almoço e aquele com a LUA deveria ser tomado a noite.
Em seguida foi conversado com o paciente e explicado à ele a nova lógica para administração dos remédios, além a orientações para facilitar a organização de melhores horários, como antes ou depois de sair, ou se deveria levar o remédio quando saísse e etc., além de explicar a importância de tomar o remédio para a avaliação do tratamento, para certificação de se está sendo efetivo ou não, e que tudo isso retornaria à ele mesmo na melhora de sua saúde. Ficou visível quanto aquela medida ajudaria o paciente, além de seu próprio relato, dizendo que agora estava muito melhor.
Também foi dada orientação à sua esposa, em relação à hipertensão arterial verificada, tanto dessa vez, quanto na última que haviam sido visitados. Ela foi orientada à passar no posto, para começar um possível tratamento.
Achei bem interessante o modo como os moradores recebem bem a equipe de saúde da família, e gostam de sua visita. Parecem sempre muito colaborativos e interessados nas informações que são dadas. Também vejo como essa visita faz diferença e deixa muito mais claro aos próprios usuários do serviço suas condutas à serem tomadas, principalmente porque as orientações são inseridas dentro do seu próprio contexto, o que facilita a aceitação e absorção dos conceitos, e tudo é devidamente explicado para que não hajam dúvidas em relação à nada. Eles parecem se sentir muito mais acolhidos, sabem que tem atenção e alguém que se preocupa com eles.
Mais uma vez foi uma experiência muito animadora em relação ao trabalho que é feito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário