Na ultima visita a UBS , eu e a Taína acompanhamos uma agente comunitária nas visitas domiciliares.
Nós conseguimos visitar apenas três casas na praça. Na primeira visitamos um senhor e a agente perguntou sobre os medicamentos que ele estava tomando, pediu para ver os medicamentos que ele já havia comprado e orientou sobre quais medicamentos ele pegava no posto.
Ao contrario do relato da Nicole, acredito que a Acs já trabalhava faz tempo nessa área, então ela conhecia bem as pessoas, a família, sabia o nome de quase todos, assim ela perguntava como todos estavam, sobre o trabalho, o que, na minha opnião, tornava a visita mais confortável para as pessoas que estavam recebendo a agente. Ela aproveitou e pediu para ver a carteirinha de vacinação das crianças que moravam na casa, verificou quando as pessoas tinham consulta marcada no posto, para relembrá-las.
As duas outras casas que visitamos tinham mães com crianças pequenas e a agente verificou as vacinas, as consultas e, também, perguntou se elas estavam na escola, se tinham bolsa família.
Achei muito interessante que a agente não se preocupou em conversar apenas sobre doença, ou remédios, e sim procurou levar uma conversa com as pessoas, dando atenção a vida delas como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário