quarta-feira, 28 de novembro de 2012

VDs

Oi gente!!!

Fazia tempo que eu não escrevia! Este final de semestre está bastante complicado!!!

Há umas duas semanas tive a oportunidade de conhecer o Bairro Jardim D'Abril mais de perto!
Fomos fazer visitas domiciliares junto com o ACS Vander, uma cara muito simpático que nos levou a duas casas diferentes, apesar de vizinhas, com uma realidade bastante distinta e depois nos levou para andar pela comunidade e conhecer um pouco mais de sua realidade.
Primeiro entramos na casa de Dona Maria, ela estava com o neto e também com uma menininha que ela ajuda a cuidar, pois a mãe da criança trabalha o dia inteiro. Mas na casa mora também a filha, mãe de seu neto, seu marido e um outro filho. É um apartamento com dois quartos, sala, cozinha e área de serviço e um banheiro. Relativamente justo para a quantidade de moradores. Dona Maria tem hipertensão e recebe visitas mensais de seu ACS, que é também seu vizinho (acho isso o máximo!!!). Nas visitas ele checa se os remédios estão ok, é aferida a pressão e ACS e usuário conversam um pouco sobre o dia-a-dia do mesmo.  Logo depois fomos em um apartamento, na frente do de Dona Maria, aonde conhecemos Dona Nair, uma senhora de 63 anos, bastante ativa, que mora sozinha. Neste caso é um pouco diferente porque Nair passa em consultas com os médicos de seu convênio, porém pega medicação no posto, logo o ACS faz este intermédio entre a UBS e a paciente.
Depois andamos pela comunidade, foi possível verificar que há uma grade discrepância entre as diferentes regiões do bairro. Vimos bastante lixo a céu aberto, assim como o esgoto também.
O ACS que nos acompanhou nos contou o que mais é possível de ser feito nas visitas domiciliares realizadas por ele como rastreamento de TB e hanseníase. Assim como tudo que for relevante das visitas são repassados nas reuniões de equipe e nenhuma decisão é tomada sem o aval da maioria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário