segunda-feira, 4 de março de 2013

Rede da Multidisciplinaridade

Oi gente!!
Para quem não me conhece, eu sou a Thaís, aluna de terceiro de Fisioterapia.
Vou integrar o PET na UBS Jd. D'Abril.
Como primeira tarefa, posto meu parecer sobre o artigo "Esse tal de SUS".


O ponto forte do texto são as relações estabelecidas durante seu desenvolvimento. Juntas, as relações constroem uma rede de conceitos básicos e importantes para entender a importância do trabalho multidisciplinar. Destaco três principais.
A relação estabelecida entre saúde, educação e cultura foi essencial para fixar a ideia de saúde como um conjunto de fatores sociais. Demonstrando que saúde, desenvolvimento social e econômico caminham juntos. Um não existe sem o outro.
Outra relação objetivamente exposta está entre cura e prevenção, saúde individual e coletiva. Não há separação ou dependência entre elas, há a necessidade do indivíduo. Essa necessidade deve ser o foco, e para atingi-lo cura e prevenção devem se conciliar, em palavras mais simples, trabalhar em equipe.
A forma como é descrita a relação hierárquica entre os três níveis de atenção à saúde delimita as competências de cada nível, ressaltando a importância do bom funcionamento de cada um. Como o clássico exemplo do relógio, para que tudo funcione corretamente cada engrenagem deve executar sua função adequadamente.
Essas três relações dão base tanto à construção quanto à aplicação das principais diretrizes do SUS. Na essência de cada uma dessas relações está a multidisciplinaridade. Para manter a necessidade do indivíduo como foco, entendendo todos os fatores sociais é necessário o trabalho em equipe.

Thaís Lima

Um comentário:

  1. Thais este texto realmente é muito bom, vejo que vc consiguiu ver a relação estabelecida entre saúde, educação e cultura e perceber que saúde, desenvolvimento social e econômico caminham juntos um não existe sem o outro.

    ResponderExcluir