Na semana passada a atividade que me foi proposta foi que eu observasse a ocorrência de episódios de violência na recepção. De modo geral, pude observar que a incidência da violência verbal entre fúncionários e pacientes é pequena. Durante o tempo que observei (pouco mais que 1 hora) apenas um paciente se mostrou visivelmente irritado e foi agressivo com a recepcionista, gritando com ela.
Como apenas um dos inúmeros pacientes que foi atendido foi agressivo, pode-se concluir que este incidente representa apenas um caso isolado e de pouca importância. É importante ressaltar que o horário (entre o meio dia e duas horas da tarde) em que estive na recepção é o horário no qual o maior número de pacientes são atendidos, e é o horário no qual as recepcionistas saem para almoçar.Também é importante ressaltar que foi um dia atípico, pois o número de pessoas que a recepção estava atendendo era muito maior que o normal.
Levando isso em consideração, fica claro que o horário do almoço é muito problemático, por ser um horário no qual os pacientes são atendidos mais lentamente devido a ter apenas uma recepcionista que fica sobrecarregada. Por causa dessa característica, e também por ser o horário no qual o maior número de pessoas são atendidas, é esperado que este seja o momento no qual há a maior incidência de violência institucional.
Mas como já foi dito anteriormente, a incidência de violência foi muito pequena, e mesmo esta incidência tem uma questionável relevância, pois não houve qualquer possibilidade de violência física e apenas ocorreu uma reclamação do funcionamento da UBS com gritos. Os funcionários que estavam na recepção foram muito simpáticos com os pacientes e entre eles.
Na recepção pude observar uma insatisfação geral dos pacientes por não entenderem o funcionamento da UBS, eles estavam muito confusos com os diferentes horários de atendimento das quatro cores da UBS e a qual cor pertenciam. Muitos pacientes queriam ser imediatamente atendidos, mesmo quando chegavam poucos minutos antes do limite de horário do atendimento da sua respectiva cor. Por causa disso muitos pacientes argumentavam que seu caso era grave, e queriam ser encaminhados para a Demanda.
Com esta observação pude constatar que de maneira geral os pacientes estão insatisfeitos e querem ser atendidos rapidamente, o atendimento na UBS é bem realizado apesar dos funcionários ficarem sobrecarregados devido o horário de almoço. De maneira geral acredito que a UBS funcionaria melhor se de alguma maneira os seus pacientes entendessem melhor seu funcionamento, e se de alguma forma a Demanda fosse menos solicitada por eles.
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