sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

15/02

No encontro de hoje apresentamos e discutimos as informações sobre o tema "violência contra idosos" que estamos pesquisando. Também abrimos um google docs para a montagem do material didático que vamos elaborar sobre o tema, para que fique mais fácil e dinâmico para cada um acrescentar o que está encontrando nas pesquisas.

A discussão foi muito produtiva, todos trouxeram dados e informações interessantes para que debatêssemos.

Um dos pontos importantes que refleti a partir da nossa discussão é de como a violência contra a população idosa não ocorre somente no ambiente doméstico. Ela também é um reflexo social e das politicas públicas. O fato de não termos uma cidade estruturada para que os idosos ou pessoas com incapacidades possam andar com segurança ( calçadas adequadas, espaços públicos acessíveis etc) é uma violência contra essas pessoas e favorece a exclusão delas, que não se sentem seguras para ocupar e transitar pelo espaço público.

Além disso, nossa cultura tende a pensar no idoso como alguém incapaz, ultrapassado, descartável. Dessa forma, essa faixa etária é alvo de desrespeito e intolerância em diversas situações, como por exemplo no ônibus quando o motorista arranca antes da pessoa sentar ou pelos outros passageiros que não cedem o lugar etc).

Também conversamos sobre nossa possível participação e observações dos grupos da unidade que tem como público-alvo os idosos. Considero a participação social e cultural dessa faixa etária muito importante, e tenho interesse em conhecer as atividades que estão sendo oferecidas para esse público na unidade e até pensar numa proposta de intervenção possível.

Nicole.

Um comentário:

  1. Vocês estão trazendo referências excelentes, e a discussão foi muito rica! O material didático será um sucesso :)
    abraços

    ResponderExcluir