Na semana retrasada, no dia 15/07, os preceptores nos apresentaram a UBS, mostrando onde cada departamento funciona, quais funcionários trabalham em cada um deles e como é o funcionamento geral da UBS.
Além disso, os preceptores nos deram explicações sobre o papel do SUS, qual a importância da ESF para a UBS e para a população do Jardim D'Abril, tiraram diversas dúvidas que eu e meus colegas tínhamos e pudemos discutir diversos assuntos relacionados ao atendimento da UBS.
Depois disso,uma van nos conduziu por grande parte do território de abrangência da UBS, mostrando nítidas diferenças sociais, que eu particularmente já conhecia,pois anteriormente já tinha feito um reconhecimento do Jardim D'abril juntamente com o grupo de trabalho na escola de enfermagem.Esse reconhecimento de mostrou essencial para compreender a população atendida pela UBS e suas necessidades.
Na sexta feira passada, dia 22/07, eu e meus colegas participamos da atividade 'sombra', na qual acompanhávamos um paciente durante todo o tempo que o mesmo permancesse na UBS. Assim, foi possível acompanhar todos os procedimentos necessários para o atendimento do paciente.
Eu acompanhei um senhor de 58 anos, que é diabético há 6. Desde que descobriu seu problema de saúde, fez acompanhamento na UBS e naquele dia foi a uma consulta que estava marcada para as 15 hrs. O paciente chegou por volta das 14h45min, esperou cerca de 20 minutos para o atendimento e sua consulta durou aproximadamente 15 minutos, o que em minha opinião são número muito razoáveis. Particularmente, fiquei impressionada com o pouco tempo de espera que o senhor teve até o seu atendimento e a qualidade de sua consulta,uma vez que o médico foi bastante informal e explicou detalhadamente o que o senhor deveria fazer para melhorar sua qualidade de vida.
A segunda pessoa que acompanhei era uma mulher com seu filho de 6 anos, que tinha uma consulta de rotina marcada com a pediatra. A espera deles para serem atendidos foi ainda menor do que a do primeiro senhor que acompanhei. A mulher e seu filhinho aguardaram apenas 10 minutos para serem chamados pela médica.
Durante a consulta, tudo correu muito bem, a mãe recebeu orientações sobre a dieta do filho, sobre os medicamentos, vacinação e além disso, a criança foi pesada, foi medida sua altura e outros dados importantes foram coletados com a mãe para acompanhar o crescimento do filho.
Achei a atividade sombra muito útil para entender como funciona uma consulta médica e mais do que isso, como funciona a recepção e o atendimento dos pacientes. Algo que já foi anteriormente citado, mas que a pena retomar, é que fiquei surpreendida com a pouca demora para que os pacientes fossem atendidos. Acho válido ressaltar, que como sempre passei em consultas médicas particulares e me acostumei a esperar horas para ser atendida, eu esperava que os pacientes fossem demorar muito mais para serem atendidos, o que não aconteceu.
Acredito que o PET Saúde ainda tem muito a ensinar a mim e meus colegas, e estou achando extremamente interessante e útil as atividades que já realizamos.
Muito obrigado.
Até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário