A partir da pesquisa que realizei sobre violência contra idosos, encontrei um documento da Subsecretaria de Direitos Humanos, publicado em 2005 que achei muito interessante, o "Plano de Ação para o Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa".
Esse plano é resultado do esforço conjunto do governo federal, Conselho Nacional dos Direitos dos Idosos (CNDI) e dos movimentos sociais. Pretende estabelecer as estratégias sistêmicas de ação, tendo em vista o resultado do planejamento, organização, coordenação, controle, acompanhamento e avaliação de todas as etapas da execução das ações de prevenção e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.
Constitui-se como um instrumento que reforça os objetivos de implementar a Política de Promoção e Defesa dos Direitos aos segmentos da população idosa do Brasil, dentro de um enfoque do respeito, de tolerância e da convivência intergeracional. Busca-se, assim, instituir e efetivar, em todos os níveis, mecanismos e instrumentos institucionais que viabilize o entendimento, o conhecimento e o cumprimento de política
de garantia dos direitos.
O Plano traz dados estatísticos relativos ao tema, objetivo do plano, período, definição de conceitos, diagnóstico situacional, diretrizes de ação e propostas de ação.
Recomendo muito essa leitura, principalmente para as pessoas que estão no projeto para discussão e ação nesse tema.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/plano_acao_enfrentamento_violencia_idoso.pdf
Nicole.
Nenhum comentário:
Postar um comentário