terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Encontro PRÓ-PET Saúde - 29/11

Olá, 

Fui ao encontro PRÓ-PET Saúde que ocorreu na Faculdade de Odontologia na quinta-feira a tarde e vim contar como foi resumidamente.

No inicio do encontro as pessoas se dividiram em três grupos para discussão: um formado por tutores, outro por preceptores e outro por alunos do programa. A proposta foi que discutíssemos sobre o que enxergávamos como impasse na nossa formação em saúde coletiva. Foi bem interessante.


Primeiramente, os alunos de cada curso expuseram como percebiam as características do seu curso em relação a formação teórica e prática em saúde coletiva. Segue resumo dessas explanações:

Terapia Ocupacional: 

  • Bastante favorável para a formação em saúde coletiva. Possui muitas disciplinas teóricas que abordam o tema e muitos estágios e práticas supervisionadas nessa área.
Fonoaudiologia:
  • Possui algumas disciplinas que abordam o tema da saúde coletiva, mas ainda insuficiente
  • Alunos tem falta de perspectiva nesse campo de atuação
Nutrição:
  • Disciplinas teóricas que abordam o tema
  • Não tem estágio nesse campo
  • Poucas nutricionistas em UBS, que trabalham apenas com casos em estágio mais avançado e não há enfoque para prevenção
Educação Física:

  • Não há quase nenhuma disciplina que aborde o tema da Saúde Coletiva e a que abroda não é dado por um profissional de educação física. "SUS fica no esquecimento"
  • Poucas referencias profissionais de atuação nessa área de trabalho.
Odontologia:
  • Disciplinas com enfoque em saúde coletiva acompanham o curso inteiro
  • Resistência dos alunos nesse campo ( por preconceito e falta de estrutura do curso de proporcionar uma boa experiencia no campo)
Enfermagem:
  • Bastante favorável para a formação em saúde coletiva. 
  • Possui muitas disciplinas teóricas e vivencias práticas que abordam o tema 
Farmacia:
  • Somente uma disciplina aborda o tema e não é dada por um profissional da área
  • Falta estágio no campo
Após alunos de cada curso comentarem sobre esse panorama geral, foi discutido sobre a importância dos profissionais de saúde entenderem a dinâmica da saúde coletiva. Além disso, todos os alunos comentaram sobre a inexistência de formação/contato interdisciplinar entre os alunos de diferentes cursos durante a graduação, a não ser em programas extra curriculares como o PET, JUS, Bandeira Cientifica etc e a nova disciplina na enfermagem. O trabalho em equipe só acontece de fato quando o estudante vai para a prática.

Por fim, foram elencada sugestões e ideias para solucionar os impasses identificados:

  • Em relação a odontologia, foi levantada a necessidade de que as propostas do curso de visita a UBS fossem melhores estruturadas e organizadas
  • Trazer profissionais  que trabalham na saúde coletiva para expor sobre seu trabalho nesse campo em sala de aula, como forma de incentivo para os alunos
  • Necessidade de mais disciplinas teóricas e práticas na ed. Física e Fármacia
  • Necessidade de estágio no campo da saúde coletiva em nutrição
  • Alunos devem se empenhar em apresentar relatos de experiencias do PET em forma de trabalhos, artigos, poster, para divulgação do programa em eventos
  • Necessidade de vivencia interdisciplinar ao longo da formação dos alunos da área da saúde














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