"Crenças e valores dos adolescentes acerca de família, casamento, separação e projetos de vida", Adriana Wagner; Denise Falcke; Eliane Böttcher Duarte Meza. Pontifícia Universidade Católica - RS.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000100011
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Próximas atividades
Olá, pessoal!
Como já postado aqui por nossa tutora Simone, nosso encontro passado foi riquíssimo!
Sentimos que vocês estão aproveitando bastante as experiências na UBS e estamos aprendendo muito sobre o SUS.
A partir de agora, iniciaremos um novo ciclo: as discussões dos temas dos eixos definidos para pesquisa!
abraço,
Carol
Como já postado aqui por nossa tutora Simone, nosso encontro passado foi riquíssimo!
Sentimos que vocês estão aproveitando bastante as experiências na UBS e estamos aprendendo muito sobre o SUS.
A partir de agora, iniciaremos um novo ciclo: as discussões dos temas dos eixos definidos para pesquisa!
abraço,
Carol
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Consultas...
Na sexta passada, dia 26 de agosto, pude acompanhar uma consulta de enfermagem, com a enfermeira Isis, e uma consulta médica, com o Dr. Carlos. Ambas as consultas seguem o mesmo "padrão", ou seja, o profissional abre o prontuário do paciente e anota todas as informações possíveis, primeiro realizando perguntas e depois avaliando fisicamente.
O motivo da consulta de enfermagem foi o acompanhamento feito em crianças. A enfermeira fez uma série de perguntas à mãe, e após avaliar a criança e anotar tudo no seu prontuário, deu várias orientações para a mesma. As anotações feitas desde o primeiro minuto da consulta serviu para que ao final a profissional pudesse avaliar o desenvolvimento da criança através de uma tabela pré-existente.
A consulta médica que acompanhei foi simples. A paciente queria apenas um atestado para realizar atividade física. E como já dito que as consultas tinham formas parecidas, o médico fez várias perguntas, avaliou a paciente, sempre anotando tudo, e ao final concedeu à menina o atestado, sendo que este estava escrito de maneira clara e concisa tudo aquilo que o profissional tinha "autorizado".
Pude perceber que as duas consultas são muito semelhantes e a diferença que eu notei é simplesmente na receita. Ou seja, o enfermeiro tem limitações ao prescrever um medicamento, mas a consulta em si é feita da mesma maneira que um médico.
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Agendamento de consultas e reunião do NASF
Hoje participei do agendamento de consultas com a médica Ana Paula. Foi muito interessante ver que a maioria das pessoas entendeu o motivo daquele procedimento e os critérios para a ordem de chamada. O processo foi rápido e percebi que algumas pessoas confundem problemas que levam ao agendamento de consultas com outros que devem ser atendidos na demanda espontânea. Fora isso, o processo foi bem tranquilo.
Após o agendamento, acompanhei a reunião relacionada à saúde mental do NASF. Hoje ficou mais claro para mim que não são discutidos apenas casos relacionados à saúde mental, mas alguns que necessitam da avaliação da Fisioterapia, TO, Psicologia e Nutrição. Foram discutidos seis casos bem diferentes. Em um deles há a suspeita de demência alcoólica e foi muito legal a discussão e esclarecimento deste tipo de doença. Em todos os casos a conduta foi discutida e também quais profissionais iriam agir diretamente com aqueles usuários. O último caso era atendido por duas alunas do PET- Saúde Mental e elas relataram os atendimentos e a equipe refletiu com elas sobre o que está acontecendo e sobre futuras intervenções.
Particularmente acho muito rica esta reunião e é possível aprender muita coisa com os outros profissionais. É uma troca efetiva e sinto um olhar do paciente como um todo.
Após o agendamento, acompanhei a reunião relacionada à saúde mental do NASF. Hoje ficou mais claro para mim que não são discutidos apenas casos relacionados à saúde mental, mas alguns que necessitam da avaliação da Fisioterapia, TO, Psicologia e Nutrição. Foram discutidos seis casos bem diferentes. Em um deles há a suspeita de demência alcoólica e foi muito legal a discussão e esclarecimento deste tipo de doença. Em todos os casos a conduta foi discutida e também quais profissionais iriam agir diretamente com aqueles usuários. O último caso era atendido por duas alunas do PET- Saúde Mental e elas relataram os atendimentos e a equipe refletiu com elas sobre o que está acontecendo e sobre futuras intervenções.
Particularmente acho muito rica esta reunião e é possível aprender muita coisa com os outros profissionais. É uma troca efetiva e sinto um olhar do paciente como um todo.
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Consultas médicas - PSF e demanda espontânea
Olá a todos,
Hoje, dia 26 de Agosto, acompanhei 3 consultas médicas: uma da área verde, com a médica Madalena, uma da área amarela com a Carol e outra da demanda espontânea também com a Carol. De maneira geral, pude observar nas consultas médicas os princípios da longitudinalidade e da resolutividade.
Na consulta da Dra. Madalena, percebi que além do histórico, a médica também conhecia a história da paciente. Era uma fumante, com bronquite, sentia falta de ar com o mínimo de esforço físico, ao manusear produtos de limpeza e também reclamou da mudança de tempo. A Dra. notou uma melhora significativa no quadro clínico da paciente (resolutividade) auscultando seu peito, passou orientações novamente e disse que se houvesse necessidade, poderia fazer o encaminhamento para um pneumologista (Referência).
Na demanda espontânea, um idoso cadeirante, acompanhado pela esposa, apresentava infecção bacteriana na pele próximo ao pé direito; a Dra. Carol já o havia atendido há dois dias, aplicou uma injeção de penicilina e ele foi para casa. Hoje, ele voltou pois teve diarréia, sua esposa preocupada achou que foi alguma reação alérgica, mas a Dra. explicou que foi apenas uma reação ao antibiótico (mudança da flora intestinal). Notou uma melhora no estado clínico dele (resolutividade), apesar disso, era necessário que o paciente estendesse as pernas ao nível do peito para que auxiliasse na circulação e melhorar a eficácia do antibiótico. Esse casal não falava português muito bem, a esposa, porta-voz do marido, misturava frases em japonês e português e, a Dra. conseguia entender e ainda falou um pouquinho em japonês com eles. Arrasou!
Logo seguimos para uma consulta do PSF. A paciente teve anemia, e com a intervenção da Dra. Carol, nessa consulta ela já estava com o quadro clínico normalizado (resolutividade). A paciente reclamou do ganho de peso, colocando a culpa no feijão a mais que ela havia consumido. Ao final da consulta, perguntei à Carol se a paciente não poderia ser encaminhada à nutricionista do NASF, e sim, ela poderia se tivesse manifestado interesse ou se não tivesse apresentado melhora em seu estado clínico (para receber orientações sobre sua dieta).
As consultas são muito boas e eficazes. Parabéns às Doutoras.
Hoje, dia 26 de Agosto, acompanhei 3 consultas médicas: uma da área verde, com a médica Madalena, uma da área amarela com a Carol e outra da demanda espontânea também com a Carol. De maneira geral, pude observar nas consultas médicas os princípios da longitudinalidade e da resolutividade.
Na consulta da Dra. Madalena, percebi que além do histórico, a médica também conhecia a história da paciente. Era uma fumante, com bronquite, sentia falta de ar com o mínimo de esforço físico, ao manusear produtos de limpeza e também reclamou da mudança de tempo. A Dra. notou uma melhora significativa no quadro clínico da paciente (resolutividade) auscultando seu peito, passou orientações novamente e disse que se houvesse necessidade, poderia fazer o encaminhamento para um pneumologista (Referência).
Na demanda espontânea, um idoso cadeirante, acompanhado pela esposa, apresentava infecção bacteriana na pele próximo ao pé direito; a Dra. Carol já o havia atendido há dois dias, aplicou uma injeção de penicilina e ele foi para casa. Hoje, ele voltou pois teve diarréia, sua esposa preocupada achou que foi alguma reação alérgica, mas a Dra. explicou que foi apenas uma reação ao antibiótico (mudança da flora intestinal). Notou uma melhora no estado clínico dele (resolutividade), apesar disso, era necessário que o paciente estendesse as pernas ao nível do peito para que auxiliasse na circulação e melhorar a eficácia do antibiótico. Esse casal não falava português muito bem, a esposa, porta-voz do marido, misturava frases em japonês e português e, a Dra. conseguia entender e ainda falou um pouquinho em japonês com eles. Arrasou!
Logo seguimos para uma consulta do PSF. A paciente teve anemia, e com a intervenção da Dra. Carol, nessa consulta ela já estava com o quadro clínico normalizado (resolutividade). A paciente reclamou do ganho de peso, colocando a culpa no feijão a mais que ela havia consumido. Ao final da consulta, perguntei à Carol se a paciente não poderia ser encaminhada à nutricionista do NASF, e sim, ela poderia se tivesse manifestado interesse ou se não tivesse apresentado melhora em seu estado clínico (para receber orientações sobre sua dieta).
As consultas são muito boas e eficazes. Parabéns às Doutoras.
Entrei no blog!
Olá,
espero que agora eu consiga comentar as atividades de vocês!!!
Quarta (24/08) tivemos uma reunião bem interessante, que eu chamaria mais de uma roda de conversa. Nesses momentos temos a oportunidade de fazer perguntas sem constrangimentos, e assim, cada um de nós inclui mais uma peça desse quebra-cabeças (em nossas próprias cabeças) que é o nosso Sistema de Saúde.
Legal que sempre a equipe procurava relacionar a experiência que os alunos tiveram na Unidade com os princípios do SUS, mostrando, como se aplicam na prática, cada um dos princípios e diretrizes. Falamos da contra-referência, integralidade, universalidade e também dos convênios, do acesso, do caso da Santa Casa de Belém....Enfim, espero que todos tenham aproveitado o momento e sempre procurem, ao ler/ver notícias/comentários sobre o 'SUS', pensem nesses profissionais que se doam para melhorar a situação não só da saúde da população mas do próprio sistema.
Abs a todos, Simone
espero que agora eu consiga comentar as atividades de vocês!!!
Quarta (24/08) tivemos uma reunião bem interessante, que eu chamaria mais de uma roda de conversa. Nesses momentos temos a oportunidade de fazer perguntas sem constrangimentos, e assim, cada um de nós inclui mais uma peça desse quebra-cabeças (em nossas próprias cabeças) que é o nosso Sistema de Saúde.
Legal que sempre a equipe procurava relacionar a experiência que os alunos tiveram na Unidade com os princípios do SUS, mostrando, como se aplicam na prática, cada um dos princípios e diretrizes. Falamos da contra-referência, integralidade, universalidade e também dos convênios, do acesso, do caso da Santa Casa de Belém....Enfim, espero que todos tenham aproveitado o momento e sempre procurem, ao ler/ver notícias/comentários sobre o 'SUS', pensem nesses profissionais que se doam para melhorar a situação não só da saúde da população mas do próprio sistema.
Abs a todos, Simone
Assinar:
Postagens (Atom)



