quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Consultas...

Na sexta passada, dia 26 de agosto, pude acompanhar uma consulta de enfermagem, com a enfermeira Isis, e uma consulta médica, com o Dr. Carlos. Ambas as consultas seguem o mesmo "padrão", ou seja, o profissional abre o prontuário do paciente e anota todas as informações possíveis, primeiro realizando perguntas e depois avaliando fisicamente.
O motivo da consulta de enfermagem foi o acompanhamento feito em crianças. A enfermeira fez uma série de perguntas à mãe, e após avaliar a criança e anotar tudo no seu prontuário, deu várias orientações para a mesma. As anotações feitas desde o primeiro minuto da consulta serviu para que ao final a profissional pudesse avaliar o desenvolvimento da criança através de uma tabela pré-existente.
A consulta médica que acompanhei foi simples. A paciente queria apenas um atestado para realizar atividade física. E como já dito que as consultas tinham formas parecidas, o médico fez várias perguntas, avaliou a paciente, sempre anotando tudo, e ao final concedeu à menina o atestado, sendo que este estava escrito de maneira clara e concisa tudo aquilo que o profissional tinha "autorizado".
Pude perceber que as duas consultas são muito semelhantes e a diferença que eu notei é simplesmente na receita. Ou seja, o enfermeiro tem limitações ao prescrever um medicamento, mas a consulta em si é feita da mesma maneira que um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário