quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Reunião Geral - 21/01


A proposta da reunião de hoje foi que os alunos falassem sobre como a participação no PET contribuiu para cada um. 

Para mim o projeto foi importante para ter aproximação com as politicas publicas de saúde (SUS), principalmente no que se refere a atenção básica. Também tive a possibilidade de entender o funcionamento de uma UBS, os fluxos de trabalho e a função dos profissionais desse serviço. Além disso, pude acompanhar alguns profissionais exercendo as suas funções e entender melhor como o trabalho é realizado e a importância dele para a população. Outro aspecto importante do projeto é a convivência e o trabalho com pessoas de diferentes cursos da área da saúde, o que possibilita uma vivencia interdisciplinar.



Um dos pontos levantados durante a reunião é que o PRO PET foi implantado para incentivar os cursos para mudança curricular, inserindo a atenção primária e o SUS:


O PRO-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional de Saúde) tem como objetivo a integração ensino-serviço, visando à reorientação da formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na Atenção Primária, promovendo transformações na prestação de serviços à população (Brasil, 2009) e o PET-Saúde (Programa de Ensino pelo Trabalho) visa “promover a formação de grupos de aprendizagem tutorial para desenvolvimento de atividades em áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS)” (Brasil, 2011).

Com base nisso, percebe-se que o programa foi implantado, mas a estrutura curricular dos cursos não acompanhou essa implantação. Como esse é o ultimo ano do projeto, deve ser feito um esforço extra por todos os envolvidos no programa para que isso aconteça.

Estou anexando também, o poster que eu e os outros alunos da TO fizemos para apresentar na Jornada de TO da USP ( que foi ano passado), sobre o PRÓ-PET.




Nenhum comentário:

Postar um comentário