Após a última atividade já relatada no último post ´´Violência Institucional``, realizei mais uma atividade individual na UBS. A atividade pode ser descrita em duas partes, a primeira parte na qual acompanhei as atividades da Enfermeira, e a segunda parte na qual acompanhei as atividades dos auxiliares de Enfermagem. Recebi como instrução observar a relação dos usuários da UBS com os profissionais da UBS.
Nas duas atividades os pacientes atendidos foram onze no total. O primeiro paciente atendido pela Enfermeira foi uma criança de 3 anos que estava com febre nos últimos 6 dias, posteriormente ela foi redirecionada para a avaliação do pediatra. O demais pacientes atendidos foram uma mulher adulta, um idoso, uma criança e uma senhora. Estes pacientes estavam reclamando de dores nas costas, dores no estômago, coceira, dores de cabeça e cansaço repectivamente. Pude observar que a enfermeira foi muito formal durante a consulta e foi muito atenciosa, o que explica os elogios que recebeu dos pacientes, apenas na primeira consulta houve uma certa infatilização com o paciente devido a pequena idade deste.
Os auxiliares de enfermagem atenderam pela ordem de chegada duas senhoras, um senhor, um bebê, uma senhora e outro senhor. Todos os pacientes tiveram seus sinais vitais medidos, apenas uma senhora levou uma injeção. O atendimento realizado pelos auxiliares de enfermagem foi rápido, eles também foram muito formais com os pacientes.
Com a atividade proposta pude observar o tratamento dos profissionais da UBS com seus pacientes. Na segunda parte da atividade em que observei os auxiliares de enfermagem não pude aprender muito. Particulamente achei a atividade de acompanhar os auxiliares de Enfermagem sem sentido, pois uma das primeiras atividades que realizei na UBS foi observar eles. Ao contrário da primeira atividade que teve sentido, pois eu ainda não tinha acompanhado as atividades da enfermeira da unidade, com essa atividade pude entender a função da enfermeira na UBS. Também pude observar um problema na UBS, muitos pacientes foram encaminhados depois de atendidos pelos profissionais já mencionados para o médico, o que acaba levando a um sobrecarregamento destes devido ao seu baixo número na UBS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário