quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Projeto Vetores

Seguindo o cronograma feito pelo grupo, na sexta-feira (04/11) fomos à área que estamos trabalhando para aplicar um inquérito, também feito pelo grupo. A área é o “alojamento”, pertencente a área amarela.

A intenção do inquérito era saber o que a população residente acha sobre o lixo, que nesta área é muito presente.

Foram entrevistadas 16 pessoas, sendo cada qual representante de sua casa. A população se mostrou consciente sobre o acumulo do lixo e os problema que este pode causar. Também referiu a presença de ratos, e até mesmo outros animais como cobra e escorpião.

Todos os entrevistados mostraram grande interesse no assunto e também dispostos a ajudar em projetos para retirada do lixo. Também falaram muito que não adianta nós irmos lá e retirar todo o lixo se não tiver uma conscientização sobre o descarte correto do lixo e os problemas que este pode causar, o que gerou uma contradição, pois eles sentem a necessidade da retirada do lixo mas não agem ativamente em prol desta causa.

sábado, 12 de novembro de 2011

Últimas Atividades!!!

A minha última postagem foi dia 1º de Setembro (há um tempinho, né), por isso vou tentar resumir as atividades feitas desde então.
Em 2 de Setembro, acompanhei uma consulta de enfermagem com o Guilherme. A paciente era diabética, então pude ver a realização de um teste de sensibilidade com monofilamento.
No dia 6 de Setembro eu participei da Reunião do NASF da equipe amarela. A reunião foi mais para a "formação" dos profissionais sobre Parkinson e Alzheimer. A profissional que coordenou a reunião montou um jogo para que todos pudessem discutir e entender as diferenças e semelhanças sobre as duas doenças.
Dia 16 de Setembro fiz parte da reunião da própria UBS. Nela, a gerente deu alguns informes sobre assuntos como pequenos furtos, atestados médicos, declarações, etc. Falou um pouco da Emenda Constitucional 29, e da importância de colocar informações completas e corretas nas planilhas. Após esse primeiro momento, houve a apresentação dos indicadores do mês. Para finalizar, duas outras profissionais realizaram uma dinâmica com o objetivo de mostrar a importância da comunicação.
A partir do dia 23 de Setembro, começamos a discutir o nosso projeto com Adolescentes. Desde então digitalizamos o cronograma, metodologia e os objetivos a serem cumpridos, montamos o questionário, e no dia 4 de Novembro fomos aplicá-lo na primeira escola (Rosa Bonfiglioli).
Os alunos participantes não eram da faixa etária que gostaríamos de trabalhar, mas apesar disso, eles responderam sem muita resistência. O único problema que eu percebi foi o fato de alguns deles não terem levado muito a sério, o que acarretou a algumas respostas em forma de brincadeira e piada e outras copiadas do colega.
E, finalmente, no dia 9 de Novembro aconteceu o debate na Faculdade de Odontologia com Roberto Gouveia sobre "Desafios atuais para a implementação e sustentação do SUS: a questão do financiamento". Achei o debate muito interessante e contagiante. O Roberto conseguiu passar de uma maneira divertida os problemas (principalmente políticos) envolvidos nessa questão do financiamento. A frase mais marcante do debate, para mim, foi: "A participação da comunidade é fundante do processo [criação do SUS]".

Então, a partir de agora o nosso foco e principal objetivo é trabalhar em cima do nosso projeto com os adolescentes e dar o melhor retorno (feedback) possível.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Atividades Recentes e Projeto

Olá!
Já faz algum tempo que não posto nada por aqui, e desde meu último post muitas atividades aconteceram, inclusive o início dos projetos que estamos desenvolvendo na UBS.
Eu e meus colegas do PET nos dividimos em grupos para trabalhar em alguma forma de intervenção nos problemas identificados em inquéritos feitos entre o final do ano passado e começo deste ano no Jardim D'Abril.
O projeto no qual estou envolvida está lidando com as necessidades dos adolescentes.
Antes de darmos início à intervenção em si, vamos fazer dinâmicas e aplicar um questionário em duas escolas públicas do Jardim D'Abril na tentativa de identificar quais são as principais necessidades e dúvidas dos jovens, para a partir deste ponto, pensarmos em uma intervenção e aplicá-la.
Na última sexta-feira (dia 4) nosso grupo foi à escola Rosa, onde fizemos a dinâmica do nó com alunos do sexto ano, aproximando-os de nós e deixando-os mais a vontade. Depois disso, aplicamos um questionário para eles, e aparentemente os alunos gostaram das atividades realizadas e interagiram bastante com a gente.
O único problema foi realmente a acústica da escola, como a Karina citou, porque tanto o pátio onde realizamos a dinâmica, quanto a sala de aula onde foi aplicado o questionário eram muito grandes e a comunicação se tornou um pouco complicada.
Estou gostando bastante do projeto e estou ansiosa pela próxima etapa!
até a próxima ;)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Visita à Escola Rosa

Olá a todos,


No dia 04/11, fomos à escola aplicar o questionário sobre adolescentes com os alunos do 6º ano (entre 12 e 14 anos).
A atividade foi bem tranquila, apesar da dificuldade de comunicação, devido à acústica da escola.
Primeiramente foi feita uma dinâmica para aproximação dos alunos PET e preceptoras com os alunos do 6º ano. A dinâmica foi bem sucedida, os alunos se divertiram e ficaram mais abertos para cooperar com a nossa pesquisa.
O questionário foi aplicado em aproximadamente 30 alunos.
Admiro os professores que dão aula para adolescentes dessa idade, principalmente, naquela sala de aula com a acústica terrível e os alunos um pouco bagunceiros e barulhentos.

Início das atividades com os adolescentes no colégio Rosa Bonfiglioli

Aguardo relatos de Caroline, Crislaine, Karina, e Matheus.