A minha última postagem foi dia 1º de Setembro (há um tempinho, né), por isso vou tentar resumir as atividades feitas desde então.
Em 2 de Setembro, acompanhei uma consulta de enfermagem com o Guilherme. A paciente era diabética, então pude ver a realização de um teste de sensibilidade com monofilamento.
No dia 6 de Setembro eu participei da Reunião do NASF da equipe amarela. A reunião foi mais para a "formação" dos profissionais sobre Parkinson e Alzheimer. A profissional que coordenou a reunião montou um jogo para que todos pudessem discutir e entender as diferenças e semelhanças sobre as duas doenças.
Dia 16 de Setembro fiz parte da reunião da própria UBS. Nela, a gerente deu alguns informes sobre assuntos como pequenos furtos, atestados médicos, declarações, etc. Falou um pouco da Emenda Constitucional 29, e da importância de colocar informações completas e corretas nas planilhas. Após esse primeiro momento, houve a apresentação dos indicadores do mês. Para finalizar, duas outras profissionais realizaram uma dinâmica com o objetivo de mostrar a importância da comunicação.
A partir do dia 23 de Setembro, começamos a discutir o nosso projeto com Adolescentes. Desde então digitalizamos o cronograma, metodologia e os objetivos a serem cumpridos, montamos o questionário, e no dia 4 de Novembro fomos aplicá-lo na primeira escola (Rosa Bonfiglioli).
Os alunos participantes não eram da faixa etária que gostaríamos de trabalhar, mas apesar disso, eles responderam sem muita resistência. O único problema que eu percebi foi o fato de alguns deles não terem levado muito a sério, o que acarretou a algumas respostas em forma de brincadeira e piada e outras copiadas do colega.
E, finalmente, no dia 9 de Novembro aconteceu o debate na Faculdade de Odontologia com Roberto Gouveia sobre "Desafios atuais para a implementação e sustentação do SUS: a questão do financiamento". Achei o debate muito interessante e contagiante. O Roberto conseguiu passar de uma maneira divertida os problemas (principalmente políticos) envolvidos nessa questão do financiamento. A frase mais marcante do debate, para mim, foi: "A participação da comunidade é fundante do processo [criação do SUS]".
Então, a partir de agora o nosso foco e principal objetivo é trabalhar em cima do nosso projeto com os adolescentes e dar o melhor retorno (feedback) possível.